Blog

09/06/2017

O que são horas in itinere (jornada de percurso).

 

1. O que são horas in itinere?

Resposta: As horas in itinere (jornada de percurso), é o tempo que o empregado gasta de deslocamento até o seu efetivo local de trabalho e para o seu retorno.

 

2. Quais são os requisitos para ter direito as horas in itinere?

Resposta: Conforme artigo 58, parágrafo 2, da CLT, é obrigatório que o empregador forneça o transporte (exemplo: ônibus), para trafegar em local de difícil acesso (exemplo: fazenda) ou não servido de transporte público (exemplo: rodovia).

Nesse caminho, preenchidos os requisitos cumulativamente, ou seja, (transporte fornecido pelo empregador + local de difícil acesso OU transporte fornecido pelo empregador + local não servido de transporte público), as horas in itinere serão consideradas como jornada de trabalho, devendo ser pagas como horas extraordinárias quando ultrapassarem a jornada legal (súmula 90, item V, do TST).

 

3. Se, o trajeto é servido por transporte público, como estabelece a lei?

Resposta: Em regra, se houver transporte público em todo trajeto de deslocamento do empregado, não há que se falar em horas in itinere.

 

4. Quando parte do trajeto é servido por transporte público, como estabelece a lei? 

Resposta: Segundo a súmula 90, item IV, do TST, quando parte do trajeto do deslocamento do empregado houver transporte público, as horas in itinere serão limitadas somente ao trecho que não houver (exemplo: ônibus fornecido pelo empregador que trafega dentro da cidade que tem transporte público, até uma fazenda que não tem fornecimento do transporte público), neste caso, preenchidos os requisitos, o trecho que não tem transporte público é considerado como horas in itinere.

 

5. Se houver incompatibilidade de horários entre o transporte público e a jornada de trabalho do empregado, como estabelece a lei?

Resposta: Se ocorrer à incompatibilidade de horários de inicio ou término da jornada de trabalho do empregado com o transporte público (exemplo: o transporte público regular inicia as 09h00min, sendo que o horário do término da jornada de trabalho do empregado é as 07h00min, aguardando por 02h00min o transporte público), são circunstâncias que geram as horas in itinere (súmula 90, item II, do TST).

  

José Carlos Parpinelli Junior.

Advogado e Professor de Processo do Trabalho.

Parpinelli@rzaadvocacia.com.br

 

POSTS RELACIONADOS

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CORONA VÍRUS
Estamos vivendo um momento delicado em todo o mundo. Enquanto a China, país de origem da doença, começa a se recuperar e os casos tem diminuído, no restante do mundo o panorama está piorando. No Brasil, segundo dados de ...

» ler post

A REFORMA TRABALHISTA E A RETIRADA DAS HORAS IN ITINERE
  1- Quando entra em vigor as mudanças em relação as horas in itinere? Resposta: Entrará em vigor em 13 de novembro de 2017, 120 dias após sua sanção.    2 - Com a reforma trabalhista, ...

» ler post

Negociação dos sindicatos em relação às horas in itinere.
  1. Os sindicatos e as empresas podem pactuar as horas in itinere por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho?   Resposta: Sim, por meio de convenção ou acordo coletivo de trabalho, as partes podem est...

» ler post



`